top of page
Buscar

Dia do Gráfico - Mensagem do Presidente

Segue um texto que escrevi de forma nostálgica e óbvia de propósito, para nos lembrarmos de quem somos, considerando que praticamente todos nós, embora gestores, fomos ou somos funcionais gráficos.


07 de fevereiro - Dia do Gráfico


A prensa gráfica foi invetada em 1450 pelo alemão Johanes Guntemberg, surgindo então por consequente a função do gráfico, sendo ele próprio, o primeiro a executar a então nova profissão.

Desde então a importância desse profissional só cresceu, hoje, mais de quinhentos depois, praticamente tudo a nossa volta tem um dedo do gráfico, seja através de livros, revistas, jornais, propagandas, embalagens, folders, comunicação gráfica, tecidos e uma infinitude de mídias e aplicações que sem dúvida facilitam e colaboram para tornar o nosso cotidiano mais prático, sustentável e até mais bonito. Por tudo isso e muito mais, se tornou um elemento fundamental e de peso para a nossa economia.

Em 7 de fevereiro de 1923, data marcada por um movimento que buscava melhorias para a categoria, foi instituído o “dia do gráfico”.

Nas duas últimas décadas esse profissional precisou se reinventar, assim como todo o setor, por conta de uma gigantesca transformação tecnológica que mudou completamente processos de décadas e até centenários, dando lugar a automação de equipamentos, máquinas e sistemas que, sem dúvida hoje facilitam a produtividade gráfica, mas trás o desafio da qualificação e a busca por conhecimento na mesma velocidade da inovação tecnológica.

O trabalho do gráfico se divide basicamente em 3 etapas: pré-impressão onde se prepara a ideia ou design para sair do mundo digital para o análogo através do processo descrito como PostScript, aqui atua normalmente um designer gráfico, criando, tratando imagens e adequando os arquivos dentro do perfil para o qual se destina, essa etapa tem variações de acordo com o processo de impressão a ser adotado: a saber: offset (fora do lugar), flexográfico, serigráfico, rotogravura, sublimático, digital (impressão direta) e outros tantos mais. Na etapa de impressão, onde atua o impressor, acontece o processo de “mancha ou estampa” onde a tinta vai para o papel ou outro substrato escolhido para o trabalho em questão. E finalmente chega ao acabamento, etapa onde atua os profissionais responsáveis para dar a forma final ou enobrecimento à peça, como a laminação, o verniz, corte, colagem e empacotamento.


Parabéns a todos os gráficos!


Marcos Antonio do Carmo

Presidente do SIGEGO



37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page